top of page
Foto do escritorEEB MATER SALVATORIS

Especiarias - Grandes Navegações - História

Atualizado: 9 de out. de 2022






O aluno Christian do segundo ano 02, apresentou aos colegas o que são as especiarias. Ele confeccionou um cartaz, ajudado pela professora Idimara, que foi mostrado na aula de História, da professora Daiana, quando foi estudada a temática das Grandes

Navegações.


Especiarias são condimentos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, etc.

No período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, já que o clima europeu não permitia o plantio. No século XV, Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente (Índia e China), e revendiam com alta porcentagem de lucro através da rota do Mar Mediterrâneo.

No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa, através da navegação pela costa africana, tendo assim mais lucro, já que se comprava direto da fonte. Portugal e Espanha foram pioneiros nesta fase.



Texto e foto: #profdaianafontana

1.660 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page