top of page
Foto do escritorEEB MATER SALVATORIS

Festival de "memes" - Estudando história

Atualizado: 9 de out. de 2022

A expressão “meme” de Internet é usada para apresentar um conceito de imagem, vídeo, GIF relacionado ao humor, que se espalha via Internet.O termo foi criado em 1976 pelo biólogo Richard Dawkins, no livro “O Gene Egoísta”, e serve para definir elementos replicadores de comportamentos.

O objetivo da atividade foi estudar o assunto e criar um meme, fazendo assim um recorte histórico criativo usando as TDICs(Tecnologia de Informação e Comunicação). Para isso os alunos utilizaram sites da internet, e softwares para a montagem do meme.

Os temas eram:

•“Grécia Antiga” (1ª01, 1ª02 e 1ª04) •“Revoltas o Brasil Colônia” (2ª01, 2ª02 e 2ª04) •“Movimentos Sociais na Primeira República” (3ª01 e 3ª04)

Relato da atividade: Inicialmente foi realizada uma explanação sobre os “Memes no ensino de História”, explicando a origem do termo, os memes mais famosos e suas origens, bem como exemplos de memes sobre história. Em seguida, os primeiros anos tiveram que criar um meme sobre algum aspecto político, social, histórico da Grécia Antiga. Os segundos anos tiveram como desafio criar memes sobre as Revoltas no Período Colonial e o terceiro ano do ensino médio deveria abordar as manifestações sociais na Primeira República. Os alunos tiveram orientações de sites que geram memes on line, mas ficaram livres para fazer o meme da forma que quisesse usando-se das TDICs. Todos apresentaram a seus colegas em sala e depois foi realizada uma exposição intitulada “Festival de memes”.O resultado foi que muitos que inicialmente tiveram dificuldades, se superaram para criar o meme. Isso os fez pensar que são capazes sim de criar materiais bons. Percebi que se divertiram aprendendo, já que teriam que ler inúmeras vezes o assunto para criar o meme e depois explica-lo. Muitos memes criados  pelos alunos já estão disponíveis na internet.


Atividades produzidas nas aulas de História, sob orientação da prof. Daiana Fontana


Texto e foto: #profdaianafontana




50 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page